





Sobre o Festival
CERRADO MAPPING FESTIVAL 2025
O “Cerrado Mapping Festival”, evento precursor de vídeo mapping em Minas Gerais, teve início em 2020 aos pés da Serra do Espinhaço, no sertão mineiro. A histórica Vila Têxtil de Santa Bárbara, erguida em 1889, tornou-se cenário para projeções mapeadas impressionantes, recebendo renomados VJs do Brasil e do exterior, tudo isso no coração do Cerrado mineiro.

Este ano, o festival ganha uma edição itinerante em Uberlândia, celebrando o Dia Nacional do Cerrado.
Entre os dias 11 e 13 de setembro, a cidade receberá a quarta edição do Cerrado Mapping. Este evento inova ao apresentar projeções mapeadas e instalações de arte digital em parque municipal, enfatizando a riqueza do bioma, a relevância da biodiversidade e os desafios para sua conservação.
A proposta do festival é integrar a comunidade local, estimulando a valorização do Cerrado mineiro e refletindo sobre sua importância vital para o equilíbrio ambiental e desenvolvimento cultural da região.
Com o tema “Raízes profundas: a floresta de cabeça pra baixo” artistas exploraram a complexidade ecológica e simbólica do Cerrado. Serão exibidas obras de videomapping na Praça Clarimundo Carneiro; já no Parque do Sabiá serão exibidas 5 instalações, em formatos diversos que vão de projeções até esculturas interativas que ocuparão uma área de 1000m2
A programação destaca a resiliência do Cerrado, celebrando suas raízes como emblema de vida e cultura, e convida artistas nacionais e internacionais a participarem de uma convocatória aberta de projeção mapeada.
A realização é da Oficina de Imagens em parceria com o Darklight Studio, contando com o patrocínio da Algar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SECULT-MG).
Foram selecionados 17 projetos